sexta-feira, 20 de agosto de 2010

entrevista com Alice Fromer

Alice Fromer - filha do eterno guitarrista titã, Marcelo Fromer - relembra com muito carinho, momentos inesquecíveis que viveu com o pai. Confira nessa entrevista emocionante, cedida gentilmente ao Fã-clube Titãs Cuiabá.

Você era bem nova quando perdeu seu pai. Como você recebeu a notícia ? 
Quando o acidente aconteceu, eu estava em Portugal. Imediatamente viajei para o Brasil, onde recebi a notícia, mas não exatamente na hora em que ele havia morrido; um tempo depois e sem grandes rodeios. Fiquei em choque, uma notícia completamente inacreditável e surreal. Segundos depois, desatei a chorar incessantemente.

Na escola, como era ser "a filha do Marcelo Fromer"?
As pessoas sempre me trataram normalmente, mas ser "a filha do Marcelo Fromer" despertava certo interesse e curiosidade nas pessoas. Tinham curiosidade em saber sobre a banda, perguntavam se meu pai costumava ensaiar em casa, se nós nos dávamos bem... Uma série de curiosidades surgiam e não poupavam perguntas, o que não me incomodava e era natural.

Como é sua relação com os Titãs atualmente ? 
Atualmente, o contato é menor e a relação é bem mais difícil por conta da distância. Moro em Portugal, e eles todos no Brasil, mas estou sempre acompanhando as novas músicas, novos álbuns, novos trabalhos...

O Que você achou do filme dos Titãs ?
Achei o documentário incrível, adorei. Foi muito além das minhas expectativas, me fazendo rir, sorrir, gargalhar e também, como é natural, mergulhar no passado e relembrar momentos menos felizes, mas que também fazem, inevitavelmente parte da trajetória da banda e, inclusive, da própria vida. A sensação de poder, por algumas horas, adentrar nas aventuras dos Titãs desde o início e compartilhar também as desventuras foi maravilhosa. Poder rir, chorar... E constatar, finalmente, que sim, "A Vida Até Parece Uma Festa".
  
Você gosta muito de escrever, tem um blog e uma coluna no jornal da Granja Viana. Pensa em seguir carreira na área ?
Com certeza. Até porque, escrever, é o que mais tenho prazer em fazer e algo que me faz muito, muito bem. Penso muito em tentar uma carreira como escritora e fazer faculdade de Letras ou Jornalismo. Quero dizer, "ser escritora" é um tanto pretensioso de se dizer, mas esse é um sonho muito vívido que cresce cada vez mais dentro de mim. Mas por enquanto ainda tenho bastante o que aprender, ler, escrever...

Qual a maior lembrança que você tem do seu pai ?
São muitas as lembranças que tenho do meu pai... Mas uma das lembranças que mais me vêm à tona no dia-a-dia é do meu pai testando meu paladar e olfato já desde pequena. Dava-me diversos temperos para cheirar (de olhos fechados) e reconhecer, dizendo o nome de cada um deles; modéstia a parte, eu era muito boa nisso e raramente errava. Nunca me esqueci de quando aprendi a distinguir o Alecrim do Manjericão, o Manjericão do Orégano... Me dava comidas diferentes para experimentar, coisas até que não costumavam agradar muito o paladar de uma criança. Ele sempre me ensinou a experimentar. Nunca dizer que não gostava antes de  uma degustação. Dizia também que queria abrir um restaurante chamado "Lili, La Petite Gourmet" e eu adorava a ideia. E é claro que o futebol não podia ficar de fora das lembranças mais marcantes; a pessoa mais sãopaulina que conheci e muito bom de bola. Lembro que adorava vê-lo jogar, achava o máximo; pedia pra ele "chutar a bola no alto". Então ele dava um pontapé fortíssimo na bola e a perdíamos de vista durante longos segundos. Até que avistávamos um pontinho branco no céu, ela caía no chão e eu dizia novamente: "Pai, chuta a bola no alto?!". E ele, incansavelmente, repetia o chute em direção ao céu.

Pra finalizar, defina: MARCELO FROMER.
Toda a criança considera o seu pai seu grande ídolo. Comigo não era diferente, meu pai era e é o meu herói.  É difícil definir sinteticamente MARCELO FROMER; para mim o meu pai é tudo. Lembro dele todos os dias, nas situações mais banais e corriqueiras até aos momentos mais intensos e difíceis... Em horas alegres, tristes... Todos os dias ele me vem à lembrança e para mim isso não é triste, mas sim estimulante, revigorante. Penso nele com alegria, como eu acho que ele gostaria e merece. Por vezes, meu pensamento sobre ele é tão nítido que tenho a viva impressão de o ter ao meu lado, ainda que não o possa tocar. É claro que existe o lado nostálgico, a hora que bate aquela saudade incomensurável e parece que um buraco preenchido pelo vazio acomodou-se dentro de mim. Mas são tantas as lembranças que ele me deixou, que sou capaz de passar horas  a fio recordando os vários momentos maravilhosos e transportar-me para o lado dele por longos instantes. (Ou será ele que é que se transportou para perto de mim...?) Aliás, acho que ele nunca saiu.

22 comentários:

  1. Eterno Marcelo Fromer...

    ResponderExcluir
  2. É,a perda foi grande não só para ela,como para todos os fãs do Titãs e admiradores da boa música.Eterno Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Entrevista emocionante! Grande Marcelo! Não foi só um grande músico, mas tb um grande pai!

    ResponderExcluir
  4. Incrível!!!
    Adorei a entrevista!!!
    ♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. Saudades do Marcelo. Figuraça.
    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  6. não tem como não ficar emocinada lendo estas palavras!
    de certa forma até me identifico com algumas coisas que a Alice falou sobre lembranças, meus pais se separaram quando eu era pequena... sendo assim minhas lembranças do meu pai são da minha infancia, assim como as dela!
    costumava entrar no blog da Alice, mas agora faz um tempo que não passo por lá. Essa menina escreve muito bem! tem futuro! e pode muito bem virar escritora!
    muito leval essa iniciativa de vcs do fã clube
    lembrar do Marcelo atraves do pedacinho que ele deixou no mundo, mas que agora esta lá do outro lado do mar!
    espero que role mais entrevistas como essa por aqui! hehe!
    um beijo a Todos!
    Marianna

    ResponderExcluir
  7. Rapaz! Muito bom! Exelente entrevista!
    Muito bem detalhada, isso aew Titânicos!!
    Grande marcelo!! Sempre será um Titânico!

    Abçs!

    ResponderExcluir
  8. Ótima entrevista. Muito emocionante.

    ResponderExcluir
  9. Entrevista emocionante,a sutileza do entrevistador foi sensacional! Arrasou Bruno! O Fromer fez e ainda fará muita falta pra todos nós!

    ResponderExcluir
  10. Realmente muito emocionante, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Ele devia ser uma ótima pessoa. e deixou e ainda vai deixar saudades como pai e como titã

    ResponderExcluir
  12. Ah, difícil achar palavras que expressem um sentimento que visivelmente é muito grande. Muito bonita a entrevista, mesmo.
    Eterno Marcelo Fromer.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. É sempre bom saber um pouco mais das pessoas que gostamos.
    Bacana a entrevista!

    ResponderExcluir
  15. Aee, geniaal, parabéns!! Saudades eternas do Marcelo!

    ResponderExcluir
  16. Como todos eu tb achei super legais as perguntas, e respostas é claro. Mto bom por parte da Alice comentar detalhes da vida dela com o pai. :)

    ResponderExcluir
  17. Linda a entrevista, parabéns!
    Espero que Alice consiga, para um futuro próximo, ser escritora, então teremos um eterno grande músico e uma grande escritora!
    Adorei, é emocionante.

    ResponderExcluir
  18. Alice transborda sentimentos em suas palavras.
    Emocionante.

    ResponderExcluir
  19. Alice era ano passado da minha turma aqui em portugal e eu nao fazia ideia. o.o

    ResponderExcluir
  20. grande perda para a música,para o rock e para uma filha...saudades Fromer!!

    ResponderExcluir
  21. Entrevista maravilhosa, parabéns!
    Marcelo pra sempre...

    ResponderExcluir

titas