quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FC Titãs Cuiabá Entrevista: Jack Endino


- Olá Jack, primeiramente quero dizer que admiro muito seu trabalho, sua carreira, e essa entrevista é uma honra não só para o Fã-clube Titãs Cuiabá, mas para todos os fãs dos Titãs.
Obrigado. Muito Prazer!

- Como conheceu os Titãs?
Eles me contactaram, em 1992, através de alguém na gravadora Warner Brothers. Eles sabiam o que estava acontecendo aqui em Seattle, e ouviram alguns dos meus primeiros discos, como Nirvana e Soundgarden.

- Porque aceitou produzir o Titanomaquia?
Foi estranho para mim a princípio, porque a Warner primeiro me enviou uma cópia de "O Blesq Blom", e eu pensei: "por que eles me querem?". Mas, em seguida, eles enviaram uma cópia de "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" e eu disse a mim mesmo: "Oh, OK, agora eu entendi, eles são realmente uma banda de rock”. Os Titãs disseram que queriam fazer um disco de rock "de verdade", e eu disse: "Isso é o que eu faço. OK!"

- Foi muito difícil a adaptação ao estilo brasileiro?
Não, não muito. Música boa é música boa, em todos os lugares. E eu gosto do Brasil.

- Qual era o seu nível de interferência no som dos Titãs, como você atuava no papel de 'produtor do disco'?
Eles tinham as canções escritas já, mas eu dei minha opinião sobre os arranjos das canções, certificando se as músicas não eram muito longas. Ajudei-os com os sons de todos os instrumentos, e fiz com que o "sentimento" da músicas estivesse certo. Também fiz a engenharia de gravação e a mixagem.

- Qual foi a maior dificuldade nas gravações do Titanomaquia?
Para mim, não havia muita dificuldade! Eles são uma boa banda! Exceto, as letras que eram em português, e eu não conhecia nada de português. Eles me deram  traduções em inglês, mas eu não poderia dizer se eles eram boas letras em português! Mas outras pessoas me disseram: "Sim, estas são boas letras”, então eu tinha que confiar neles! Na verdade, eu estava com as traduções das letras em inglês, foi assim que eu comecei a aprender português.

- Na época você produziu alguns discos de bandas grunges dos EUA, inclusive o primeiro do Nirvana (Bleach) que foi feito em um curto tempo. Quanto tempo levou a produção do Titanomaquia?
Dois meses, eu acho. 

- Pra você, qual foi o seu maior mérito no álbum?
Fiz os Titãs muito, muito felizes! Eu não tenho certeza se a Warner ficou muito feliz, no entanto. Eu gosto do som deles, ainda gosto das músicas, como "Agonizando", "Disneylândia", "Hereditário" e "Nem Sempre se Pode ser Deus ...". Foi a minha primeira produção no Brasil, mas eu fiz ok.

- O Titanomaquia foi seu primeiro trabalho com os Titãs. Depois vieram outros (Domingo, As Dez Mais, A Melhor Banda...). Ainda gostaria de trabalhar com Titãs?
Sim, a qualquer hora! O que eu realmente gosto nos Titãs, é que todos os álbuns que fizemos são diferentes dos outros. Meu álbum favorito é  “A Melhor Banda...” Que foi o mais difícil, estávamos muito triste com a morte do Marcelo (Fromer), e eu tive que tocar partes da guitarra dele em algumas gravações, o Tony (Bellotto) me pediu. Você conhece a história. E então, antes da gravação ser concluída, meu pai morreu (aos 84 anos) e eu tive que voar para casa, por uma semana, e depois voltar para o Brasil. Essa foi a mais difícil gravação que eu já tive de fazer, mas nós fizemos, e eu estou realmente feliz com isso. Mas, realmente, eu gostei de fazer todos os 5 trabalhos com os Titas. Foi ótimo gravar o último em Florianópolis (MTV Ao Vivo, 2005). Gostei de trabalhar com o Nando (Reis), também. Eu adoraria gravar com o Sérgio (Britto) ou Paulo (Miklos).

- Como é sua relação com os Titãs?
Eles são como uma família para mim.

- Jack, agradeço sua atenção. Esperamos mais parcerias Endino + Titãs que sempre rendem discos de sucesso. Um abraço.
Sem Problemas. Abracos a você meu amigo! Espero que eu possa trabalhar com os Titãs novamente.
J.E.


Jack Endino é produtor musical de Seattle, EUA. fortemente associado com a cena grunge, ele produziu álbuns seminais de bandas como Mudhoney e Soundgarden. Produziu o primeiro álbum do Nirvana, chamado Bleach, lançado em 1989. Em 1993, produziu os Titãs, com o álbum Titanomanquia, se juntando depois a eles nos discos Domingo (1995), As Dez Mais (1999), A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001) e MTV ao vivo Titãs (2005). Jack contabiliza 300 discos produzidos em toda sua carreira.

11 comentários:

  1. Nossa, mto legaal. É o Jack Endino mesmo? hahaha ele é o cara. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Parabéns, mesmo. A nação do rock nacional se maravilha com isso :)

    ResponderExcluir
  3. A entrevista ficou ótima. Parabéns! ;)

    ResponderExcluir
  4. Os trabalhos dele com os Titãs renderam ótimos discos mesmo. Bem que num futuro não muito distante eles poderiam trabalhar juntos de novo para alegria geral da nação. hehe

    ResponderExcluir
  5. Bela entrevista, adorei! Muito legal essa parceria Titãs, Endino. Rendeu grandes sucessos, muito bom trabalho (;
    Parabéns pela ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  6. Mas gente, como isso tá ficando chique!
    Realmente, pra mim, o disco 'A melhor banda...' é o melhor (:

    ResponderExcluir
  7. Muito massa a entrevista! Grande Endino!!!

    ResponderExcluir
  8. Opá, parabéns Pela entrevista.
    Jack, Esse cara foi foda \o e é ainda..
    Entrevista muito bem explicada e perguntada, Parabéns!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente,os Titãs,nunca mais vão conseguir,gravar uma obra prima cocmo TITANOMAQUIA.Esse álbum maravilhoso,que mudou minha vida,foi apenas uma fase,infelizmente.Os Titãs,deram muito ouvidos para aquele lixo,chamado BIZZ(revista).O que é afinal um crítico musical,ainda mais vindo de uma revista ridícula,pop,com críticos "afetados"como a bichona do Forastieri,jornalista,que esculhambava os Titãs nessa época???Crítico musical,não passa de um músico frustrado,e invejoso.A turminha do Forastieri,representa isso.Os cras que queriam,estar no lugar dos titãs,em cima de um palco,sendo aplaudidos,e amados pelo público.TITÃS,POR FAVOR,ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE!!!VOLTEM AS SUAS RAÍZES,MAANDEM A CRÍTICA MUSICAL A M...E GRAVEM UM DISCO MEMORÁVEL,OU TÃO INESQUECÍVEL,COMO O ETERNO TITANOMAQUIA!!!!!!!!

    ResponderExcluir

titas