terça-feira, 23 de agosto de 2011

Especial TITANOMAQUIA

Titanomaquia
Lançamento: Junho de 1993 (WEA)
Produção: Jack Endino
Produção Executiva: Titãs e Nelson Damascena
Estúdio de pré-produção: Oasis (São Paulo)
Estúdio de Gravação: Nas Nuvens (Rio de Janeiro)
Capa: Fernando Zarif
Roadie: Cesar Gavin


História
Titanomaquia é o primeiro álbum dos Titãs sem Arnaldo Antunes, embora este assine em parceria com a banda (que mais uma vez recorreu aos créditos coletivos) três faixas: "Disneylândia", "Hereditário" e "De Olhos Fechados". O massacre que a banda sofreu da crítica na época de Tudo ao Mesmo Tempo Agora foi retribuído com um disco mais furioso ainda com a produção do norte-americano Jack Endino, conhecido por trabalhos com Soundgarden e Nirvana.
Titanomaquia teve boas resenhas em jornais como a Folha de São Paulo e O Globo. Referente ao público, as vendagens mais uma vez ficaram aquém da expectativa sobre um dos mais representativos grupos de rock brasileiro, mas os shows ainda eram um must à parte.

Matéria na Folha de SP (gentilmente cedida por  César Gavin)

Curiosidades
- Jack Endino também participa tocando guitarra nos acordes finais de "Agonizando", guitarra rítmica e feed back em "Disneylândia".

- O nome Titanomaquia foi sugerido por Fernando Zarif, autor da capa.

- Titanomaquia chegou às lojas em junho de 93, pela primeira vez também em formato de CD.

- A primeira tiragem (60 mil cópias) vinha embalada com um saco de lixo preto. Provocação às críticas do disco anterior (Tudo ao mesmo tempo agora).

- "A Volta dos Mortos-Vivos" era o nome que a banda queria pro disco, mas foi descartado após esbarrar nos direitos autorais do filme homônimo.

- O cenário do palco da turnê Titanomaquia também foi assinado por Fernando Zarif, com vários pratos de metal formando um pano de fundo.

- Em setembro de 93, os Titãs receberam em Los Angeles o prêmio de Melhor Vídeo Brasil da MTV Awards por "Será que é isso que eu necessito?", dirigido por Beto Brant e Ralph Strelow.


Titãs: 
Branco Mello, Charles Gavin, Sérgio Britto, Paulo Miklos, Tony Bellotto, Marcelo Fromer, Nando Reis.


9 comentários:

  1. Esse disco é FODA! Meu favorito é o Cabeça, mas esse vem logo em seguida. Rock PURO

    ResponderExcluir
  2. Assim como o Anderson eu também gosto do Cabeça de Dinossauro ficando o Titanomaquia em segundo (apesar que dependendo do dia a disputa pelo primeiro lugar é acirrada). :P

    ResponderExcluir
  3. Meu álbum preferido, sem dúvidas! Taxidermia, Disneylândia, Agonizando... Demais mesmo! Grande trabalho... :D

    ResponderExcluir
  4. É UMA DESGRACEIRA DO CARALHO ESSE DISCO!! UM ÁLBUM INJUSTIÇADO, AO LADO DO "LAPADAS DO POVO" DOS RAIMUNDOS.

    ResponderExcluir
  5. ESSE DISCO FOI MUITO BEM PLANEJADO(OS RIFFS DE GUITARRA), PRODUÇÕ, TUDO! O FROMMER E O CHATO DO BELLOTTO, TIVERAM A MANHA DE BOTAR PRA FUDER!!

    ResponderExcluir
  6. O problema dos titãs, é que eles se sentaram na trono do comodismo, da preguiça! Será que é difícil para esses bebuns, sentarem(Ôpa! viadagem aqui não porra!), e comporem um bom disco de rock?? TITÃS, ACORDA!! Nada que uma "Maria Tonteira(maconha)" não resolva!!

    ResponderExcluir
  7. Ô Britto, eu sei que era tu e o Brancão, quem fizeram essa porra desse disco!! BOTA PRA FUDER TITÃS!

    ResponderExcluir
  8. Sei que jamais vou ouvir algo assim novamente, então vocês poderiam relançar este album em uma edição comemorativa muito fudida em digpak com um encarte fudido com fotos da época, com sobras de estudio e outtakes etc...
    Isso para mim é TITÃS de verdade

    ResponderExcluir

titas