quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Titãs e Xutos & Pontapés - Rock in Rio


No palco, as duas bandas não se separaram. Em vez de apresentações isoladas ou com apenas alguns pontos em comum - como fizeram mais cedo, no mesmo local, The Monomes e David Fonseca - os integrantes de Titãs e Xutos, todos vestidos de preto, ficaram no palco o tempo todo, criando, por alguns breves momentos, um supergrupo lusobrasileiro. Titãs & Pontapés?

Desde o começo, os dois veteranos grupos - que se conhecem desde 1988, foram fortemente influenciados pelo punk rock inglês e têm quase a mesma idade (perto dos 30) - mostraram que falam a mesma língua. Como já havia sido anunciado, os Xutos deram sua versão para "Polícia" e na sequência os Titãs interpretaram "À minha maneira", um dos maiores hits dos portugueses.

Depois, os vocalistas de cada grupo - Tim, do Xutos, e Sérgio Brito, Paulo Miklos e Branco Mello, dos Titãs - passaram a se revezar no microfone, puxando seus respectivos hits.

Naturalmente, por jogarem em casa, foram os Titãs que acenderam a plateia, enfileirando uma sequência matadora: "Porrada" (que gerou até um bate cabeça entre aqueles que estavam em frente ao palco), "Bichos escrotos" e "Vossa excelência", que Paulo Miklos apresentou, pedindo que, "em nome da democracia", as pessoas valorizassem o seu voto e "não colocassem alguns políticos de volta ao poder".

Os Xutos retomaram o microfone, emendando "Para ti Maria" e "Alta rotação", enquanto bandeiras de Portugal começaram a surgir na plateia, em sinal de simpatia e aprovação por aquela união.
Foi quando Sérgio Britto, depois de cantar "Cabeça dinossauro", puxou uma versão à capela de "Eu nasci há dez mil anos atrás", de Raul Seixas. Os gritos seguintes de "toca Raul" foram atendidos com a explosiva versão de "Aluga-se".
Essa foi a deixa para que as duas bandas entregassem "Flores" para o público, já totalmente entregue ao seus encantos. Emblemática do encontro, "Lugar nenhum" foi o sinal de adeus (ou até logo) de Titãs e Xutos, que ainda voltaram para um bis, ao som da gutural "Aa uu". Não foi preciso dizer mais nada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

titas